quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O bebê não chora só porque tem fome

Outras situações que podem provocar desconforto nos bebês.

v     Intolerância a lactose: Dificuldade do organismo em digerir e absorver o açúcar do leite (lactose): O mecanismo não envolve reação alérgica. Os sinais e sintomas mais comuns são: diarréia, cólicas, distensão abdominal, náuseas que podem ocorrer em minutos ou horas após a ingestão de leite. A maioria das pessoas continua com intolerância a lactose por toda a vida, exceto se provocada por diarréia prolongada, que pode melhorar a intolerância, após a recuperação do quadro diarréico.

v     Alergia a proteína do leite de vaca (APLV): É uma das mais freqüentes causas de alergia alimentar (reações adversas a alimentos imunologicamente mediados). O mecanismo de ação envolve reação alérgica as proteínas presentes no leite de vaca. A maioria dos portadores (80 a 90%) adquire tolerância a partir do 2º ou 3º ano de vida. Considerar o diagnóstico de APLV no lactante de famílias atópicas (especialmente os que têm outras manifestações alérgicas), que apresenta choro acentuado após as mamadas, inclusive os que recebem aleitamento materno de nutriz que ingere leite de vaca.

As manifestações podem ser:
1)      Mediadas por IGE (imunidade humoral-manifestações imediatas) Ocorrem até duas horas após a ingestão do leite de vaca: anafilaxia, síndrome da alergia oral, urticária, angioedema, náuseas, vômitos, diarréia, dores abdominais, bronco espasmo.
2)      Não mediadas por IGE (imunidade celular – manifestações tardias) Ocorrem após duas horas da ingestão do leite de vaca:
·        Predomínio para trato digestivo: refluxo esofágico, proctocolite alérgica, enteropatia alérgica, enterocolite, constipação intestinal crônica.
·        Cólicas exacerbadas do lactante associada à recusa alimentar e desaceleração ponderal não responsiva as ações habituais.
·        Eventuais associações com sintomas extras digestivo: rinoconjuntivite, tosse crônica, estridor laríngeo, asma.
·        Cutâneos: urticária, dermatite atopica.
3)      Associação das duas manifestações acima.

Referências:
Bibliografia:          ESPGHAN e ESPACI, Vieira MC, TOPOROVSKI = JPEN 2005 janeiro; Pediatrics 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário