quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Manejo da Lactação

Estímulo e Manutenção da Produção Láctea

           
            Quando o bebê começa a mamar, assim que nasce, ainda na sala de parto, a descida e a produção do leite são mais rápidas.
            Quanto mais o bebê mama, mais leite se produz. A produção do leite acontece quando o bebê suga.
            Para manter boa produção de leite, é importante:
- Oferecer o peito cada vez que a mãe ou o bebê quiserem, sem restrição na duração ou freqüência das mamadas (Amamentação à Demanda)
- Amamentar durante a noite, nos primeiros meses
- Repouso, alimentação saudável e uma boa ingestão de líquidos

           É preciso deixar o bebê mamar até esvaziar pelo menos uma das mamas em cada mamada. Iniciar a próxima mamada pela mama que ele não mamou ou que mamou menos.
            Para o bebê mamar mais, não dê a ele chás, água, sucos ou outro tipo de leite nos primeiros 6 meses de vida. O uso desses, diminui o efeito protetor do leite materno e aumenta os riscos de doenças.
            Para ajudar a saída do leite é preciso ter tranqüilidade, paciência e persistência, deixando o bebê sugar até satisfazer a sua necessidade neurológica de sucção. A maioria dos bebês, quando isso ocorre param de sugar e adormecem.
           
Referências:
Bibliografia:      Aleitamento Materno: Manual Prático. Castro, Lílian Mara Consolin Poli de e Araújo, Lílian Dalete Soares de. 2ª edição. Londrina: MAS, 2006. 210 páginas. Capítulo IX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário