quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Doação de leite humano

O leite humano é muito importante para todos os recém-nascidos. Mas há mães que não podem amamentar. Para estas situações, foram criados os bancos de leite humano que recebem, pasteurizam e distribuem para as crianças que necessitam.

QUEM PODE DOAR: Toda mulher saudável com excesso de leite e que não use medicamentos que impeçam a doação. O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias.

INSTRUÇÕES PARA A DOAÇÃO:
*Para armazenar o leite, utilize um frasco com tampa de plástico (como os de café solúvel ou maionese).
*Lave e ferva o frasco e a tampa (retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa) em uma panela, cobrindo- os com água, por 15 minutos (tempo contado a partir do início da fervura). Escorra sobre um pano limpo até secar. Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa.
*Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão. Lave as mamas apenas com água. Seque as mãos e as mamas com toalha limpa.
*Escolha um lugar limpo e tranquilo. Forre com um pano limpo o local onde for colocar o frasco e a tampa. Evite conversar durante a retirada do leite.

TÉCNICA PARA A RETIRADA DO LEITE:
      *Massageie as mamas com a polpa dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da aréola (parte escura) para o corpo.
      *Coloque o polegar acima da linha onde acaba a aréola e os dedos indicador e médio abaixo. Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo. Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite. Despreze os primeiros jatos ou gotas.
      *Em seguida, abra o frasco e coloque a tampa sobre o local forrado com o pano limpo, com a abertura para cima. Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola. Após terminar a coleta, feche bem o frasco.

ARMAZENAMENTO :
      *Anote na tampa do frasco a data em que iniciou a coleta do leite. Guarde imediatamente o frasco no congelador ou freezer por até 15 dias. Se o frasco não ficou totalmente cheio, poderá completá-lo em outro momento.
      *Para completar o volume de leite no frasco, sob congelamento, utilize um copo de vidro previamente fervido por 15 minutos e escorra sobre um pano limpo até secar. Coloque o leite recém coletado sobre o que já estava congelado até faltarem dois dedos para encher o frasco. Guardar imediatamente o frasco no freezer ou no congelador. 
      *Antes de completar 15 dias do início da coleta, entre em contato com o banco de leite humano. Se quiser entregar diretamente, ele deverá estar congelado e o frasco colocado em caixa de isopor sem gelo.

Referências:
Folders da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Ministério da Saúde, para doação de leite humano. 2007 e 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário