quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Como amamentar o bebê - parte 3

3ª Parte: Manejo da Lactação.

Anatomia e Fisiologia da Amamentação

O leite humano é sintetizado nas células alveolares, por ação do hormônio prolactina a partir dos substratos que circulam na rede de vasos sanguíneos presente na região das mamas.
Dos alvéolos ele flui pelos ductos até os seios lactíferos, onde ficará armazenado. O reflexo de ejeção ou descida do leite ocorre pela contração das células musculares ao redor dos alvéolos, pela ação do hormônio ocitocina.
A extração do leite armazenado nos seios lactíferos ocorre pelos movimentos ondulatórios da língua do bebê  e pela expressão na ordenha manual.
 
Na aréola (região mais escura da mama) existem pontos salientes que são as glândulas de Montgomery, responsáveis pela produção de secreção sebácea que nutre e hidrata essa região.
Nos mamilos os orifícios (poros) estão presentes para a passagem do leite.
A produção do leite depende de níveis hormonais adequados (prolactina) e do esvaziamento das glândulas mamárias. Se o esvaziamento for incompleto, o fator inibidor presente no leite humano agirá diminuindo a sua produção.
 Para manter os níveis elevados de prolactina é importante: boa pega, livre demanda e amamentação durante a noite, quando a liberação de prolactina é maior.
Os fatores que ajudam a liberação da ocitocina são o contato com o bebê (tocar, olhar, pensar e ouvir os sons) e a mulher sentir-se confiante, segura e apoiada.
Fatores que inibem a liberação da ocitocina são o stress, preocupação, dor , dúvida, vergonha ou ansiedade. A nicotina, álcool e alguns medicamentos também causam o efeito inibitório.

           
Referências:
Bibliografia:      Aleitamento Materno: Manual Prático. Castro, Lílian Mara Consolin Poli de e Araújo, Lílian Dalete Soares de. 2ª edição. Londrina: MAS, 2006. 210 páginas. Capítulo VIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário