quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Como amamentar o bebê - parte 4

4ª Parte: Manejo da Lactação.

Composição e Capacidade Gástrica
            O leite materno é adequado para o bebê, que não vai necessitar de outro alimento até os seis (06) meses de idade.
            Pela sua especificidade e excelente biodisponibilidade, ele preenche as necessidades calóricas, nutritivas e imunológicas, não sobrecarregando o intestino e rins do bebê.
            A aparência do leite materno muda conforme a fase da amamentação, nos primeiros dias é o colostro, um leite concentrado, produzido em pequena quantidade, adaptando-se perfeitamente a capacidade gástrica do bebê.


Com o passar dos dias (10 a 15 dias), começa a ser produzido o leite maduro, adequado as necessidades e a idade do bebê, mudando de aparência conforme a duração da mamada. No início ele é mais “aguado” contendo nessa porção maior concentração de água, sais minerais, vitaminas do complexo B e C, imunoglobulinas, lisozima, lactoferrina e lactose.
No final é mais “gorduroso”, contendo nessa porção maior concentração de gordura, vitaminas A, D, E e K e os fatores de proteção anti stafilococos e streptococos (protegendo as mamas dos principais causadores da mastite).
O leite materno apresenta também enzimas que ajudam na sua digestão. Associando a perfeita adequação quantidade-qualidade dos nutrientes, com a digestibilidade e capacidade gástrica, o bebê irá sentir fome mais rapidamente.
Nos primeiros dias, mamar com freqüência, além de estabelecer estímulo constante para produção do leite e proteção para o bebê, ajuda “a treinar” o jeito de mamar.

Referências:
Bibliografia:      Aleitamento Materno: Manual Prático. Castro, Lílian Mara Consolin Poli de e Araújo, Lílian Dalete Soares de. 2ª edição. Londrina: MAS, 2006. 210 páginas. Capítulo IX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário