quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Como amamentar o bebê - parte 2

2ª Parte: Freio lingual e amamentação.

            Anquiloglossia (língua presa) ou freio lingual curto é uma condição que em gerações passadas era precocemente diagnosticada e tratada para prevenir problemas na amamentação.

            Com a diminuição da popularidade da amamentação nas décadas de 40 e 50, esta prática deixou de ser comum.

            Nos últimos anos, com a elevação dos índices de amamentação, o freio lingual curto tem sido motivo de preocupação e portanto tema de diversas pesquisas.

            O freio curto dificulta a mamada e os bebês podem compensar esta limitação de movimento de várias formas, a mais comum é usar a mandíbula para incrementar a pressão no peito, neste caso a mãe relata que a criança morde e mastiga quando mama, ferindo o mamilo. A intensidade de dor sentida pela mãe dependerá do nível de compressão exercida sobre o mamilo e os ferimentos provocados.

            O bebê se fadiga mais e pode apresentar tremores na mandíbula e interromper a mamada.

            A indicação para liberação do freio (frenotomia), depende da resposta funcional da língua nos movimentos de ordenha, durante a mamada, para tanto é necessário uma avaliação detalhada da mamada.

            Estudos realizados demonstram que a liberação do freio lingual é um procedimento seguro, facilitador da amamentação, consequentemente melhora o padrão de transferência de leite, prevenindo também problemas com o mamilo e mamas.

            A avaliação e intervenção precoce vêm sendo recomendada, uma vez que crianças com limitação de movimentação da língua deixam de mamar no peito precocemente, mesmo aquelas que recebem apoio e são acompanhadas por profissionais especializados.

Referências:
Genna, Catherine Watson. Tongue-tie and Lactation. New York City, NY, USA
Sanches, Maria Tereza C. Manejo clínico das disfunções orais na amamentação. J. Pediatr. (Rio J.) v.80 n.5 supl. Porto Alegre nov. 2004
Hogan M, Westcott C, Griffiths M. Randomized controlled trial of division of tongue-tie in infants withfeeding problems. J Paediatr Child Health

Nenhum comentário:

Postar um comentário