sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Alimentação da Nutriz

Durante a gestação a mãe ganha peso para o crescimento e desenvolvimento do seu filho e acumula reservas energéticas para o pós-parto, pois necessitará de quantidades maiores de nutrientes, no período de lactação.
Na gestação, ocorre o armazenamento de aproximadamente 2 a 4 Kg de gordura corporal, que serão mobilizados para suprir uma porção da energia adicional durante a lactação, em razão do gasto adicional para síntese de leite.
As nutrizes precisam de um adicional de 500 Kcaldia para satisfazer as necessidades de energia pela produção de leite durante o primeiro semestre e de 400 Kcal dia nos meses seguintes.
Com relação às proteínas é importante que a nutriz tenha um acréscimo na sua dieta de 25 g dia.
                                              
A determinação da necessidade de vitaminas e minerais durante o período de lactação baseia-se nos conhecimentos sobre a quantidade de cada nutriente que é transferido para a produção diária de leite materno, adicionado ao valor recomendado para adolescentes e mulheres não gestantes.
Os nutrientes mais críticos incluem a vitamina A, tiamina, riboflavina, vitamina B6 e B12, iodo e selênio e
os menos críticos para a nutriz, são a vitamina D, o ácido fólico, o ferro, o cobre e o zinco.
O ferro, apesar de estar entre os menos críticos, recomenda-se o consumo de alimentos fontes de ferro e vitamina C, contribuindo assim para uma maior absorção. 
Com o aumento da ingestão de proteínas na dieta, há necessidade de aumentar também o consumo das vitaminas do complexo B.
A absorção de cálcio é aumentada durante a lactação e recomenda-se garantir a boa ingesta de alimentos fontes do mesmo.
A alimentação da nutriz deve ter uma orientação específica e individualizada para cada faixa etária.
Para um consumo alimentar adequado nesse período, é importante evitar períodos prolongados de jejum, devendo-se fracionar a alimentação em seis refeições, mantendo a regularidade na concentração energética e, portando, mais adequados para o aproveitamento nutricional nesse processo metabólico intenso.
Deve-se também compor a alimentação priorizando alimentos regionais e ingerir de dois a três litros de líquidos diariamente para garantir a produção de leite.


Referências Bibliografica: 
Silva, Sandra Maria Chemin Seabra da. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. São Paulo: Roca, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário