sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Alimentação na Gestação – 2ª parte


Hábitos alimentares corretos são importantes não só durante a gestação, mas por toda á vida. Durante a gestação a alimentação deve conter quantidades adequadas dos nutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e água), pois tanto a falta como o excesso de um ou mais nutrientes podem causar danos ao organismo.
A pirâmide alimentar é um guia para orientação de alimentação equilibrada. Dividida em varias partes, cada parte que compõe a pirâmide corresponde a um grupo de alimentos. As quantidades das porções alimentares de cada grupo vão depender das necessidades da gestante que serão calculadas de acordo com o seu biótipo, ou seja, peso, altura, idade e estrutura óssea, com os acréscimos necessários a cada período gestacional.



Pirâmide Alimentar:
Na base da pirâmide, o grupo dos carboidratos, têm como principal função fornecer energia ao nosso organismo e são necessários para o sistema nervoso e cérebro do bebê.
Acima, o grupo dos vegetais (verduras e legumes) e das frutas, têm como função a regulação do nosso organismo, além de auxiliar na formação da placenta, vasos sanguíneos, ossos, dentes, pele e cartilagem.
Em seguida, temos três grupos, o grupo do leite e derivados, o grupo das carnes e o grupo das leguminosas, que desempenham função construtora no organismo, ou seja, são necessários para o crescimento do útero e seios, desenvolvimento de músculos e sistema nervoso, formação dos diversos órgãos do bebê, bem como da placenta e membranas que a envolvem.
No topo da pirâmide, os açucares, óleos e gorduras. Ocupam a ponta da pirâmide e devem ser ingeridos em pequenas quantidades.


Referências:
Bibliografia:      Guia alimentar da população – Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário