sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Alimentação na Gestação – 3ª parte

Todos os nutrientes possuem grande importância na saúde da gestante e do bebê, porém alguns se destacam:
Vitamina A
·         Auxilia o desenvolvimento celular, crescimento ósseo e na formação dos dentes do feto. Interfere no desenvolvimento do tecido ocular e no sistema imunológico da gestante.
      Vitaminas D e E
·         Mantém a integridade das células que transportam oxigênio.
·         Aliada ao sol (vitamina D) promove absorção do cálcio e fósforo e sua fixação nos ossos e dentes.
Vitamina K
·         Participa na coagulação sanguínea e na formação das proteínas a partir das células ósseas, favorece a mineralização dos tecidos ósseos e o crescimento.
ÁCIDO FÓLICO
·         Também conhecida como folacina ou folato. Suas necessidades aumentam durante a gestação para ajudar na produção aumentada de sangue necessária para o feto e placenta.
·         Tem influência na produção de núcleo celular (DNA), que determina a formação do bebê.
NIACINA
·         Estimula o desenvolvimento cerebral do feto. Tem a propriedade de transformar glicose em energia, mantendo a vitalidade das células maternas e fetais.
TIAMINA (B1)
·         Favorece o metabolismo energético materno e fetal, transformando glicose em energia.
PIRIDOXINA ( B6)
·         Importante para o crescimento e ganho de peso do feto.
VITAMINA C
·         Fundamental para a formação do colágeno, que compõe pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem. Aumenta a absorção do ferro e fortalece o sistema imunológico.
CÁLCIO e FÓSFORO
·         Participa da formação dentária e do esqueleto fetal. O cálcio também atua no processo de coagulação e previne a elevação da pressão arterial.
MAGNÉSIO
·         É ativador das enzimas responsáveis pela aceleração das reações químicas do organismo. Atua no funcionamento celular, dando condições para a formação e o crescimento dos tecidos.
FERRO
·         É necessário para a formação das células sanguíneas do feto. O aumento do volume sanguíneo na mãe também exige maior produção de hemoglobina, pigmento que dá cor vermelha ás células do sangue e é responsável pelo carregamento do oxigênio.
A vitamina C melhora a absorção do ferro, quando ingeridos juntos.

Referências:
Bibliografia:          Guia alimentar da população – Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário