segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Creche um espaço “Amigo da Amamentação”


A alimentação e nutrição adequadas são requisitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento da criança, sendo considerados direitos humanos fundamentais, pois representam a base da própria vida.

            O aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e complementado com alimentos adequados até os dois anos de idade ou mais é o primeiro passo a ser implementado na construção destes hábitos.

            De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o aleitamento materno é a estratégia isolada que mais previne mortes infantis, além de promover a saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que amamenta. Outra vantagem do aleitamento materno é o seu custo, portanto, a amamentação é uma fonte de economia para a família.

            Inquéritos sobre a amamentação realizados nos anos de 1999 e 2008 mostraram que apesar dos índices de aleitamento materno terem aumentado, a sua prevalência ainda é baixa, sua duração é curta e o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida é raro. Alimentos complementares são precocemente introduzidos para uma grande maioria de crianças e são frequentemente deficientes em conteúdo energético e de nutrientes.

            A licença maternidade de seis meses tem contribuído com a duração do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, bem como as mulheres que usufruem deste benefício relatam sentirem-se mais estimuladas para o mesmo.

            Entretanto, os desafios vivenciados, pela crescente inserção da mulher no mercado de trabalho tem evidenciado a necessidade de implementar ações com maior impacto na duração e prevalência do aleitamento materno.

            A partir desta necessidade e considerando o retorno ao trabalho, como um dos determinantes do desmame precoce faz-se necessário que as creches se tornem um espaço “Amigo da Amamentação”, possibilitando a manutenção do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês e complementado adequadamente até dois anos ou mais, como é preconizado, atuando efetivamente como um “espaço” de apoio, proteção e promoção da amamentação.

 

CRECHE: OBRIGAÇÃO DO ESTADO, OPÇÃO DA FAMÍLIA E DIREITO DA CRIANÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário