segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Contribuição do GAAME nos 13 anos de existência


               Destacamos nesse número comemorativo as ações desenvolvidas.

            Com o objetivo de inserir o município de Bauru no cenário comemorativo da Semana Mundial da Amamentação – SMAM (lançada em 1992), em parceria com o Senac/Bauru, deu-se início em 1998, a encontros periódicos de profissionais engajados nessa temática.

            Em 2000 com as ações institucionais de fomento ao aleitamento materno do Senac, esses profissionais incluíram além das atividades festivas, cursos e oficinas de capacitação de multiplicadores.

            A partir de 2003 motivados pela participação ativa dos membros do grupo e pelos resultados das ações desenvolvidas na SMAM em Bauru e região, originou-se o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo – GAAME.

            Este grupo tem por missão: “Proporcionar o aleitamento materno na primeira hora de vida, incentivando-o até os 2 anos ou mais, exclusivo até o sexto mês, por meio de informação e capacitação dos setores envolvidos na sociedade” e sua visão de futuro “ Ser referência em capacitação e formação de multiplicadores do aleitamento materno e contribuir com a humanização da assistência ao parto e nascimento”.

Neste contexto, seus objetivos são realizar reuniões para o planejamento de ações e estudos científicos, agregar pessoas e organizações para a continuidade da promoção do aleitamento materno, de forma a potencializar parcerias, otimizar recursos e ideias e capacitar multiplicadores.

            Em 2008, sentindo necessidade de divulgação das atualizações discutidas no grupo surgiu o “Colostro”, informativo com base científica, disponibilizado à rede de saúde municipal e à população em geral através de meio eletrônico.

            É compromisso do GAAME organizar para o município e região o “Seminário de Humanização das Assistências Obstétrica e Neonatal” (que está no seu 8º ano), a “Semana Mundial da Amamentação” (desde 1998) e o “Dia Mundial de Doação de Leite Humano” (desde 2004).

            Nesses 13 anos o grupo realizou em torno de 79 capacitações gratuitas, atingindo um público de aproximadamente 13 mil multiplicadores. Vale destacar que tais ações só foram possíveis pelo trabalho em rede com a parceria entre o GAAME, Senac e a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário