sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

NBCAL continua...

Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas, Mamadeiras e Protetores de Mamilo (NBCAL) e Lei 11.265/2006.

Para os lactentes somente a amamentação atende aos três princípios básicos da segurança alimentar: qualidade, quantidade e regularidade.
Nenhum outro alimento é capaz de se equiparar ao leite materno na sua qualidade, por se tratar de uma substância viva específica para os seres humanos.
Ao mamar no peito livremente, o bebê é quem está no controle da situação, sendo plenamente atendido nas suas necessidades nutricionais e afetivas.
A produção do leite materno é regulada pela sucção do bebê, ou seja, quanto mais ele mama mais leite a mãe produz. Dessa maneira, os quesitos quantidade e regularidade são plenamente contemplados.
Na impossibilidade do aleitamento materno (AM) faz-se necessário o uso de alimentos substitutos do leite materno (LM) nas suas diversas formas de apresentação (leite fluído ou em pó, integral ou modificado e similar de origem vegetal).
Assim como na introdução da alimentação complementar os alimentos de transição e à base de cereais, ou bebidas à base de leite ou não, se encontram disponíveis para serem oferecidos aos lactentes, como também os produtos de puericultura correlatos (protetores de mamilo, bicos, chupetas e mamadeiras).
Entretanto na fabricação desses existem algumas exigências legais, que implicarão em penalidades, caso não sejam cumpridas.
Essas exigências legais se referem à composição do rótulo desses produtos, ou seja, as informações que são proibidas, as advertências e os destaques que são obrigatórios.
As informações que são proibidas nos rótulos dos produtos regulamentados pela Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras – NBCAL encontram-se descritas no quadro a seguir (no verso).
As advertências e os destaques que são obrigatórios serão abordados nos próximos números do “Colostro”.
 
Referência: Alimentos para crianças de até 3 anos, bicos, chupetas e mamadeiras. Cartilha Informativa. IBFAN BRASIL, 1ª Edição. Jundiaí-SP, 2007.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário