segunda-feira, 7 de março de 2016

Estratégia Mulher Trabalhadora que Amamenta (MTA)


A estratégia de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta (MTA) consiste em criar nas empresas públicas e privadas uma cultura de respeito e apoio à amamentação como forma de promover a saúde da mulher trabalhadora e de seu bebê, trazendo benefícios diretos para a empresa e para o país.

As condições de trabalho da mulher e o nível de sensibilidade da empresa implicam diretamente no tempo que o bebê é amamentado e, consequentemente, na saúde da criança.

 

Oficinas de capacitação:

 

O Ministério da Saúde vem realizando oficinas de capacitação nos estados e municípios que tenham interesse em adotar a ação de Apoio à Mulher Trabalhadora, para manter a amamentação nas instituições públicas e privadas.

A oficina tem carga horária de 16 horas e é realizada com orientação, apoio e sob supervisão de profissionais da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno.

As capacitações consistem em formar profissionais de saúde e de outras áreas sensíveis ao tema do aleitamento materno para sensibilizarem, gratuitamente, gestores e patrões sobre as variadas formas de se apoiar a amamentação no ambiente profissional.

Esses profissionais são capacitados para apoiar, orientar e supervisionar a implementação de Salas de Apoio à Amamentação nas empresas; a adesão ao programa Empresa Cidadã com a implementação da licença maternidade de seis meses; o cumprimento das leis que protegem a amamentação; possibilitar o acesso a creches, entre outras ações.

 

 

 

Fonte: WBW 2015 site: www.worldbreastfeedingweek.org

SMAM WABA anteriores: www.worldbreastfeedingweek.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário