quinta-feira, 14 de abril de 2011

Passo 4 dos Dez passos para uma alimentação saudável: Guia alimentar para menores de dois anos.

Passo 4: A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança.

  • Crianças amamentadas desenvolvem muito cedo a capacidade de autocontrole sobre a ingestão de alimentos, de acordo com as suas necessidades, pelo aprendizado da saciedade e pela sensação fisiológica da fome, durante o período de jejum. Mais tarde, dependendo dos alimentos e da forma como lhe são oferecidos, também desenvolvem o autocontrole sobre a seleção dos alimentos.
  • É importante distinguir os sinais de fome de outras situações de desconforto da criança, como sede, sono, frio, calor ou fraldas molhadas ou, sujas, necessidade de carinho e presença da mãe/pai.
  • Não oferecer comida ou insistir para a criança comer quando ela não está com fome. Esquemas rígidos de alimentação prejudicam o adequado desenvolvimento do autocontrole da ingestão alimentar pela criança.
  • Oferecer a alimentação complementar sem rigidez de horários, com intervalos regulares (2 a 3 horas), para que a criança sinta a necessidade de se alimentar (fome). O tamanho da refeição está relacionado positivamente com os intervalos entre as refeições. Isso é, grandes refeições estão associadas a longos intervalos e vice-versa.
  • Nos primeiros dias de oferta de alimentos complementares, a mãe pode oferecer leite materno, caso a criança demonstre que ainda está com fome.
  • Não castigue ou ofereça prêmios para a criança que não comeu a quantidade considerada necessária. Algumas crianças precisam ser estimuladas a comer, nunca forçadas. Mães/pais/cuidadores podem se ver tentados a oferecer alimentos a toda hora, mesmo quando a criança não esteja sentindo fome.
  • A criança que inicia a alimentação complementar está aprendendo a testar novos sabores e texturas de alimentos e sua capacidade gástrica é pequena. Após os 6 meses a capacidade gástrica do bebê é de 20 a 30ml/kg de peso.

Referências Bibliografica:
Dez passos para uma alimentação saudável: guia alimentar para menores de dois anos. Um guia para o profissional da saúde na atenção básica/MS, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – 2 ed-Brasília 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário