sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Apoio paterno ao Aleitamento Materno


A mulher no ciclo gravídico puerperal necessita de apoio social, profissional e familiar, sendo este imprescindível para o sucesso do aleitamento materno.
            O pai como principal suporte dessa rede de apoio, exerce uma forte influência na decisão da mulher em amamentar e na sua continuidade.
            O homem tem atuado cada vez mais em seu papel de pai, acompanha sua companheira aos serviços de saúde e busca conhecimento a fim de apoiá-la da melhor forma. Em contrapartida, os profissionais de saúde não têm se capacitado para recebê-los na mesma proporção. Durante a graduação, os temas abordados relativos ao aleitamento ainda são, primordialmente, sobre técnica, manejo da amamentação e composição do leite materno, marginalizando os aspectos psicológicos e a inclusão paterna.
            Apesar de todas as mudanças em busca da inclusão do homem, este ainda encontra dificuldades para compreender as transformações que ocorrem com as mulheres no decorrer de suas vidas, verdade esta observada e confirmada no cotidiano da assistência.
            Quanto à ajuda familiar, destacam-se como entes mais próximos: a mãe da puérpera e o pai do recém-nascido. O apoio paterno é um importante aliado do aleitamento. O homem, enquanto pai e companheiro devem participar da saúde integral da mulher e da criança.


Referência Bibliografica:
Apoio paterno ao aleitamento materno: uma revisão integrativa. Revista Paulista Pediatria, 2012, 30(1):122-30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário